Dia Internacional do Orgulho LGBTI


No dia 28 de junho celebra-se mundialmente o Dia do Orgulho LGBTI, dia que ficou marcado por um episódio ocorrido em Nova Iorque em 1969, no qual pessoas LGBTI lutaram firmemente contra a perseguição policial que se iniciou em um bar chamado Stonewall Inn.

Desse ato de resistência surgiu a Parada do Orgulho LGBTI em 1970.

O Diversidade Tucana luta pela garantia e promoção dos direitos da população LGBTI. E repudia qualquer ato discriminatório ou violência em virtude da orientação sexual ou identidade de gênero.

Atos do Dia do Orgulho LGBTI

Hoje pela manhã, a Prefeitura de São Paulo se pronunciou por meio da Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, sobre a importância da pauta, reafirmando parcerias como da OAB. Para isso foi realizado um plano de trabalho de acordo com as necessidades dos Centros de Cidadania LGBTI da cidade de São Paulo, como palestras, capacitação e ações afirmativas de combate à LGBTfobia.




Na Prefeitura de Porto Alegre também está sendo realizada diversas ações nesse dia, com o objetivo de promover a igualdade social. Pela manhã foram realizadas entrevistas de emprego, emissão de carteira de trabalho e informações sobre retificação do registro civil. No início da noite, ainda haverá a “Corte da Diversidade”, onde 43 candidatos irão concorrer na categoria a Miss, Miss Trans, Mister e Drag Queen.

Conquistas

Vale lembrar que o pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin enquanto governador, sancionou a Lei 10.948/01, que pune a LGBTfobia no estado, criou a Decradi, uma delegacia especializada em crimes de racismo e intolerância, incluindo a LGBTfobia, garantiu o respeito à identidade de gênero na educação, saúde e toda administração pública estadual e criou o Museu da Diversidade e o PROAC LGBT, edital de apoio a manifestações culturais que promovam cidadania LGBT, além de outros avanços e apoio a causa LGBTI.




Comentários

Mais lidas