Ivan Batista: Coordenador de Políticas para LGBTI e Presidente Municipal do Diversidade Tucana São Paulo


Ivan Batista (47), é coordenador de Políticas para LGBTI na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania desde 2017 e Presidente Municipal do Diversidade Tucana São Paulo.

Nasceu no Maranhão, mas há mais de 17 anos vive na maior cidade do país. Ivan é formado em Recursos Humanos e tem extenso histórico na participação em movimentos sociais.


Atuou à frente do POT – Programa Operação Trabalho LGBT que foi o primeiro programa da Prefeitura de São Paulo voltado para inclusão de pessoas LGBT. Hoje conhecido como “Programa Transcidadania”, que beneficia 200  travestis e transexuais.

Desde que assumiu o cargo, o coordenador mais do que nunca tem participado ativamente das questões voltadas para a comunidade LGBTI dentro e fora do país.

Em março de 2017 esteve no México, representando a cidade de São Paulo, no evento de adesão a Rede Latino-americana de Cidade Arco-íris (RLCA), reafirmando o compromisso da nossa cidade com a promoção dos Direitos Humanos e o compartilhamento de boas práticas de inclusão das pessoas LGBTI na sociedade.

Em maio do mesmo ano esteve em Nova Iorque em reunião com a UNAIDS, que visa promover o progresso global em relação à prevenção, tratamento, serviços e apoio para deter e reverter a propagação de HIV/AIDS. O coordenador também esteve em Bogotá para participar do Congresso Internacional "Mobilização Social e Direito à Cidade: Segmento LGBTI”, com o objetivo de conhecer e compartilhar experiências exitosas de carácter nacional e internacional que tenham contribuído para mobilização social e o direito à cidade da comunidade LGBTI.

Ainda em 2017, Ivan idealizou diversos projetos como o Casamento Coletivo Igualitário e a 1ª Caminhada da AIDS, inspirada na AIDS Walk de Nova Iorque.

Sobre a sua atuação nas questões sociais Ivan declara: “Um indivíduo pode inspirar milhares de pessoas, mas é em conjunto que fazemos a diferença, lutando por mudanças significativas para a comunidade LGBTI”.

Comentários

Mais lidas