Conheça o Denilson Costa - Militante pelos direitos LGBT e candidato a vereador em Barueri

Ele é militante LGBT, candidato a vereador em Barueri e o que mais motivou Denilson Costa a entrar para o PSDB foi o estatuto do partido que deixa claro seu papel referente às lutas históricas e por ser pioneiro na efetivação de políticas para os LGBT.



No último domingo, tivemos a oportunidade de bater um papo com o Denilson Costa sobre sua candidatura e descobrir um pouco mais sobre sua história de vida e militância! Compartilhamos aqui com vocês o resultado e se você vota em Barueri, agora você tem um candidato a vereador!

Diversidade Tucana: Por que ser candidato a vereador pelo PSDB? Qual a sua ligação com o partido?

Denilson Costa: Tenho muitos amigos no partido, mas nesses anos todos de militância foi o único [partido] que me abriu as portas e me deu essa oportunidade. Porém, o que mais me motivou a entrar para o PSDB foi o estatuto do partido que deixa claro seu papel referente às lutas históricas e por ser pioneiro na efetivação de políticas para os LGBT. Aproximei-me do PSDB, através da Diversidade Tucana em 2011, com a realização da primeira Conferência Livre LGBT da Região Oeste da Grande São Paulo, desde então acompanho o trabalho da Coordenação e Conselho LGBT do Governo do Estado de São Paulo.

Diversidade Tucana: Como é ser gay no PSDB? Existe alguma resistência do partido?

Denilson Costa: Nunca tive nenhum problema com ninguém sobre a minha orientação sexual, mas sabemos que ainda existem algumas pessoas dentro do partido que ainda não entenderam seu estatuto e seu papel na política e vida pública. Não podemos negar esse fato. Para tanto, nossa resistência se dá através da Diversidade Tucana que pauta a questão e cobra sempre que se faz necessário. 


Diversidade Tucana: Quais são as suas prioridades para a cidade de Barueri quando for eleito vereador?

Denilson Costa: Hoje, Barueri precisa de um choque de gestão na saúde e, se eleito, quero contribuir com o Executivo para que a cidade volte a ter um serviço de qualidade. Existem várias outras demandas a serem implantadas de imediato, porém a saúde precisa ser prioridade, afinal um cidadão doente não consegue usufruir dos demais serviços.  

Diversidade Tucana: Sobre a comunidade LGBT, quais são as suas propostas?

Denilson Costa: Espero poder lutar pela estruturação necessária e adequada da Coordenadoria da Diversidade Sexual; apresentar projeto de lei para uso no nome social das travestis, mulheres transexuais e homens trans nos órgãos públicos e autarquias do município; fomentar campanhas de combate a LGBTfobia para servidores e população; fomentar a formação e capacitação de servidores públicos; estimular a criação da Semana da Diversidade; fomentar programa de empregabilidade e elevação da escolaridade da população LGBT, com foco nas travestis, mulheres transexuais e homens trans em parceria com os governos Estadual, Federal, indústrias e comércio local; fomentar a criação do Plano Municipal Intersecretarial e Transversal de Atenção à Diversidade Sexual e Combate a LGBTfobia; apresentar projeto de lei complementar para incluir a igualdade de gênero, combate a LGBTfobia no PME - Plano Municipal de Educação; fomentar a organização de grupos de apoio às LGBT com deficiência e em situação de rua; fomentar a Semana das Identidades e Diversidades LGBT juntamente com circuitos culturais (artísticos e esportivos) dentro do calendário escolar; estimular a criação de centros de atendimentos descentralizados em direitos humanos para o acolhimento primário de vitimas de LGBTfobia, usando como base os Centros Comunitários por estarem mais próximos das comunidades; estimular a criação de espaços do empoderamento de Jovens Negras e Negros LGBT para a luta contra a LGBTfobia e contra o extermínio da juventude negra.

Diversidade Tucana:  Como você vê sua participação na Diversidade Tucana e como você espera que o segmento seja visto dentro e fora do partido?

Denilson Costa: Costumo dizer que não sou um filiado dentro do partido, mas sim um militante dentro dele e, sendo assim, costumo cobrar muito e participar das ações. Quero que o segmento seja visto como vemos todas e todos com respeito.

Diversidade Tucana: Conte um pouco pra gente sobre a sua história na política e o que te leva a ser o melhor vereador para a comunidade LGBT de Barueri?

Denilson Costa: Não diria “ser o melhor”, mas poder estar entre eles. 
Como a grande maioria do povo brasileiro, sou fruto da miscigenação, tive uma educação rígida baseada em valores humanos, minha mãe foi uma mulher aguerrida e sempre me ensinou a ser honesto e lutar por aquilo que acreditava. Não foi fácil, pois sempre procurei vencer a mim mesmo e superar nossos medos é uma tarefa árdua.
Em Barueri criei minhas raízes, na Vila Boa Vista fiz amigos, frequentei a escola, logo muito jovem me empenhei nos trabalhos sociais locais, na extinta SOABEM, que no Bairro do Engenho Novo atendia crianças, adolescentes e jovens adultos na garantia de direitos. Acredito que só através da educação, respeito, uma base familiar sólida, políticas públicas efetivas e ações que respeitem os direitos e as liberdades de cada um de nós caminharemos para um país mais justo e solidário. Nessa trajetória e junto aos movimentos sociais vi muitos jovens e famílias inteiras voltarem a sonhar. As pessoas precisam de oportunidades e serviços públicos de qualidade, como saúde, segurança, entre outros. 
Anos depois comecei com amigos e militantes a lutar pelas causas sociais LGBT, Igualdade Racial, Juventude e Direitos das Mulheres. Tenho a certeza que devemos garantir a igualdade, a pluralidade e o respeito aos grupos “minoritários” não em números, mas em direitos. Em 2012, por indicação popular local e do Estado de São Paulo assumi a Coordenadoria da Diversidade na Prefeitura de Barueri, a qual fiquei a frente durante três anos, e os poucos avanços foram com muita luta. 
Acredito nas pessoas, em oportunidades justas, na participação política e espero poder contribuir pela minha Barueri com ética e dedicação. Responsabilidade e respeito serão as novas ordens sociais do futuro


Comentários

Postagens mais visitadas