5ª Parada Gay de Prudente será no próximo dia 31

Pelo quinto ano consecutivo, a Parada Gay de Presidente Prudente espera reunir gays e simpatizantes em um dos maiores eventos abertos da cidade. Marcada para o próximo dia 31 de julho, na Avenida 14 de Setembro (Parque do Povo), a Parada terá como tema “Se o teu amor pode, o meu também pode - Chega de Homofobia”, com participantes vestidos de noivos e noivas, em alusão à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu a união homoafetiva.

Para este ano, vários trios elétricos participarão da Parada Gay, que terá ainda uma ala exclusiva de travestis prudentinos, prometendo "surpresas" durante o evento. "Eles falaram que estão preparando uma grande surpresa, mas não quiseram falar para mim. Nem eu pude saber", brinca um dos organizadores do evento, Hélio Cruz.

Entusiasmado, ele espera recorde de participantes na quinta edição do evento. "Como estamos trazendo grandes shows, estou com a expectativa de dobrar o número do ano passado. Aguardamos cerca de 25 mil pessoas no Parque do Povo. Nesta edição, além do desfile, teremos shows com várias drags, 11 já confirmaram presença, mas o número deve fechar em 15 apresentações. A Parada não vai acabar na avenida, será uma grande festa", promete.

Cruz também chama a atenção para outro evento que será realizado na semana que antecede a Parada Gay, tão importante quanto o desfile, garante ele. "Estaremos com o 5º Seminário da Diversidade Sexual de Prudente e Região. Serão dois dias de palestras e debates sobre vários assuntos", adianta.

Com presença confirmada do prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã), o seminário será realizado no anfiteatro do Centro de Referência de Saúde (antigo prédio da Biblioteca Municipal). No dia 28, o palestrante será Devanir Martins Teixeira, que falará sobre os direitos adquiridos com a aprovação da união estável. Haverá em seguida oficina sobre sexo seguro com profissionais do Programa DST/Aids.

Já no dia 29, os psicólogos Clara Cavalcante e Willian Peres debaterão, em duas mesas temáticas, falam da importância da vivência homoafetiva no núcleo familiar como base da formação humana do homossexual e sobre a demonstração homoafetiva em relação à sociedade.

"É conscientizar todos. Não abro mão do seminário de forma alguma. A gente percebe que até as pessoas do meio homossexual não sabem das coisas. Vamos também mostrar que não somos uma minoria. A Parada vem com intuito de festejar, principalmente a união estável adquirida", diz Cruz, que também é presidente do Grupo de Estudos Sobre Sexualidade e Cidadania (Gesc).

Buscando também a conscientização sexual dos participantes, a organização distribuirá, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 30 mil preservativos durante o evento. "Nossa briga é muito mais do que um beijo gay, é pela valorização e respeito do ser humano", conclui.

A Parada Gay está marcada para as 17h, com concentração na Avenida Brasil, percorrendo a Avenida 14 de Setembro até o final do Parque do Povo, onde será montado um palco para as apresentações musicais e artísticas. A animação contará com as drag queens: Amanda Storm, Andressa Gold, Cristaly Vidal, Dara Andrews, Eticera Queen, Haice Baracath, Laquanda, Olívia Bacher, Sabrine Lancaster e Robytt Moon.

Comentários

Postagens mais visitadas