Evento “Diversidade na Cultura” promete discutir política, mídia e literatura sob a ótica da comunidade LGBT

Será realizado em junho, nos dias 23, 24 e 25, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o evento “Diversidade na Cultura”, uma realização da Livraria Cultura, Editora Brejeira Malagueta, site e revista A Capa e Baobá Comunicação.

Quatro mesas-redondas discutirão temas relacionados ao universo LGBT. No dia 23, quinta-feira, das 17h às 19h, o repórter do site e revista A Capa, Marcelo Hailer, irá mediar a mesa “Blogueiros gays”, com a participação de Vitor Angelo, titular do blog Blogay; Dri Quedas, colunista do site Dykerama.com; e Thiago Magalhães, autor do blog Instropecthive.

O objetivo desta mesa é levantar questões sobre a blogosfera gay e discutir de que forma a produção independente de notícias influi na visibilidade de gays e lésbicas no país. “A ideia é explorar os meandros da produção independente de notícias e como os blogueiros se articulam para buscar as informações, apurá-las e divulgá-las na internet”, explica Marcelo Hailer.

No segundo dia do evento, sexta (24), das 15h às 17h, a agência Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo apresenta, com mediação do produtor cultural e jornalista Brunno Almeida Maia, o tema "Realidade e ficção: a construção da personagem LGBT". Com a participação da atriz, dramaturga e diretora teatral Patrícia Aguille, do espetáculo "Sappho de Lesbos" (Espaço dos Satyros II), Gustavo Miranda, jornalista e editor chefe do site (http://www.botadentro.com.br), do poeta Hugo Guimarães, autor do livro Poesia Gay Underground, e de Kizzy Ysatis, autor do premiado Clube dos Imortais; a mesa visa questionar as construções discursivas em torno dos LGBT, seja nas artes, seja no jornalismo.

Partindo do pressuposto de que o jornalismo analisa fatos e as artes são representações simbólicas da realidade, em quais momentos e de que forma essas personagens são constituídas e até que ponto o imaginário criativo exerce influência no plano real?

"A questão que se coloca é como essas personas foram construídas dentro da literatura, do teatro, do cinema, das artes plásticas, e do jornalismo. Como ultrapassar os limites das normas para falar de diversidade em cultura, sem cair em armadilhas de esteriótipos?", propõe o mediador Brunno Almeida Maia.

Ainda na sexta-feira vai acontecer também, a partir das 17 horas, a mesa “Grandes personagens lésbicas”, com mediação da editora Laura Bacellar, responsável pela Brejeira Malagueta. Lúcia Facco, autora de, entre muitas outras obras, o clássico As heroínas saem do armário, e Andrea Ormond, autora de Longa carta para Mila e blogueira sobre cinema nacional em Estranho Encontro, vão falar sobre a força das personagens lésbicas, que marcam gerações inteiras apesar de tão raras.

Já a mesa “A representação de LGBT na mídia”, que acontece no sábado (25), das 17h às 19h, terá a participação das jornalistas Ciça Vallerio (jornal O Estado de S. Paulo) e Kátia Mello, e também do colunista do portal R7 Duilio Ferronato. Com mediação do editor-chefe do site e revista A Capa, Paco Llistó, a mesa abordará de que forma a comunidade LGBT é retratada pela grande imprensa. “A pauta gay ainda sofre embargo nas redações dos grandes veículos? Será que os LGBT ainda são vistos pela mídia como geradores de grandes manchetes, muitas vezes sensacionalistas, ou jornais, revistas e a própria televisão já aprenderam a lidar com o tema?”, questiona Paco Llistó.

Serviço:

Diversidade na Cultura
Dias 23, 24 e 25 de junho, feriado de Corpus Christi, das 17h às 19h

Programação:

Quinta dia 23, das 17h às 19h

Gays na Blogosfera

Thiago Magalhães – do blog Introspecthive
Dri Quedas – do site Dykerama
Vitor Angelo – do Blogay.com pertencente ao portal da Folha de S.Paulo

Mediação: Marcelo Hailer, jornalista do site A Capa


Sexta dia 24, das 15 às 17h

Realidade e Ficção: a construção da personagem LGBT

Patrícia Aguille (diretora, dramaturga e atriz teatral)
Gustavo Miranda – jornalista e editor do portal www.botadentro.com.br
Hugo Guimarães – poeta e autor do livro Poesia gay underground: história e glória (Annablume)
Kizzy Ysatis – escritor e autor de Clube dos imortais (Novo Século), ganhador do Prêmio Raquel de Queiroz da UBE - União Brasileira dos Escritores

Mediação: Brunno Almeida Maia – jornalista e produtor cultural da Baobá Comunicação.


Sexta dia 24, das 17h às 19h

Grandes personagens lésbicas

Lúcia Facco – autora de As guardiãs da magia (Malagueta), As heroínas saem do armário (GLS) e Era uma vez um casal diferente (Summus).
Andrea Ormond – autora de Uma carta para Mila (GLS) e do blog sobre cinema nacional Estranho Encontro.

Mediação: Laura Bacellar – editora da Brejeira Malagueta


Sábado dia 25, das 17h às 19h

A representação de LGBT na Mídia

Ciça Vallerio - Jornalista do jornal O Estado de S. Paulo
Kátia Mello - Jornalista, colaboradora da revista Época
Duilio Ferronato – jornalista do portal Record News

Mediação: Paco Llistó, Jornalista do site A Capa

Comentários

Postagens mais visitadas