I Encontro Paulista de Pesquisa em Diversidade Sexual

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, e a Secretaria do Ensino Superior realizam, nos dias 9 e 10 de agosto, o I Encontro Paulista de Pesquisa em Diversidade Sexual.

O evento vai reunir pesquisadores de universidades públicas com a finalidade de analisar a situação atual das investigações acadêmicas nesse campo, bem como estabelecer diálogos e discussões de modo a estimular a troca de experiências e possíveis articulações entre os grupos de pesquisa e pós-graduação que se dedicam ao estudo da diversidade sexual. Um dos objetivos centrais é que esta troca de experiências possa culminar na criação de um diretório acadêmico destinado a orientar e concentrar informações sobre o conhecimento científico em torno dessa matéria no Estado de São Paulo

“Incentivar as pesquisas científicas nas questões da diversidade sexual é essencial para a produção de um saber comprometido com as transformações sociais, nesse caso um conhecimento empenhado para o enfrentamento à homofobia. As pesquisas devem servir para revelar a realidade e, ao mesmo tempo, apresentar instrumentos que servirão para uma eficaz atuação do Poder Público” destaca Dimitri Sales, coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo.

“Além disso, este espaço busca ampliar o debate sobre a temática e propor mecanismos de financiamento, apontando desafios à ampliação, condições de continuidade e articulação entre essas pesquisas”, destaca Sales.

A realização do I Encontro Paulista de Pesquisa em Diversidade Sexual está prevista no Plano Estadual de Enfrentamento à Homofobia e Promoção da Cidadania LGBT (Decreto n° 55.839, de 18 de maio de 2010). Para auxiliar a sua organização foi constituída uma Comissão Científica formada por docentes das universidades públicas do Estado de São Paulo.

O Encontro é aberto à participação de pesquisadoras e pesquisadores das temáticas diversidade sexual, gênero e sexualidades e Teoria Queer das universidades públicas localizadas no Estado de São Paulo. A participação é gratuita e a ficha de inscrição deve ser preenchida e encaminhada para o e-mail diversidadesexual@sp.gov.br.

PROGRAMAÇÃO

9 de agosto de 2010 (segunda-feira)

13h – Entrega de material.

14h – Abertura Oficial.

14h30min – Painel I - A pesquisa em Diversidade Sexual nas Instituições Paulistas de EnsinoSuperior: Memória Atualidade e Perspectiva com Prof. Dr. Júlio Simões (USP); Profª. Drª. Regina Facchini (UNICAMP); Prof. Dr. Richard Miskolci (UFSCar)

16h30min – Coffee Break

17h – Painel II -Mesa Temática – A Diversidade Sexual e Direitos Humanos: Saúde, Educação e
Cultura, com Prof. Dr. Fernando Silva Teixeira Filho (UNESP/Assis); Prof. Dr. Horácio Costa (USP)

10 de agosto de 2010 (terça-feira)

9h – Reunião dos Núcleos de Pesquisas

11h – Coffee Break

13h – Encerramento do I Encontro Paulista de Pesquisa em Diversidade
Sexual.

Serviço:
I Encontro Paulista de Pesquisa em Diversidade Sexual
Data: 9 e 10 de agosto de 2010
Local: Auditório da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Rua Boa Vista, 200. Centro. São Paulo – SP.

Comentários

Postagens mais visitadas